terça-feira, 28 de abril de 2015

Síntese sobre a escola
A escola possui um papel social na formação de novos cidadãos. A escola é o único lugar obrigatório onde passam todas as crianças e jovens. O momento atual dá a escola é o desafio de lidar com uma realidade na qual ela não é mais a única detentora do saber, tendo que se dividir entre a tecnologia da informação e da comunicação. As atividades desenvolvidas na escola deve incentivar a autonomia do aluno, estimulando ele a pensar e agir sobre o seu meio onde vive. A educação não termina dentro da sala de aula, mas unisse com o que acontece na sua volta. A educação deve ser entendida de forma mais abrangente, que compete a toda comunidade.

“Freire (1996) defende ainda que as experiências e conflitos vivenciados pelos educandos sejam problematizados de forma a associar o conteúdo das disciplinas à realidade que tem sido deixada para fora dos muros escolares”

A escola e a comunidade devem trabalhar juntas, desenvolvendo trabalhos que se aproximem dos valores e da cultura do local onde está inserida, ampliando a participação de todos nas atividades desenvolvidas.
Na busca por uma educação transformadora, que tenha a intenção de formar para a cidadania, a união entre escola e comunidade coloca-se como uma opção benéfica, que possibilita a ampliação do papel da escola. Desta forma, Subirats, afirma que:

“A comunidade-escola não pode ficar reduzida a uma instituição reprodutora de conhecimentos e capacidades. Deve ser entendida como um lugar em que são trabalhados modelos culturais, valores, normas e formas de conviver e de relacionar-se. É um lugar no qual convivem gerações diversas, em que encontramos continuidade de tradições e culturas, mas também é um espaço para mudança. A comunidade-escola e a comunidade local devem ser entendidas, acreditamos, como âmbitos de interdependência e de influência recíprocas, pois (...) indivíduos, grupos e redes presentes na escola também estarão presentes na comunidade local, e uma não pode ser entendida sem a outra.” (SUBIRATS, 2003, p.76).

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